Inscrições

Recomendamos a leitura na íntegra do Manual do Candidato bem como da Portaria, onde o candidato encontrará todas as informações relativas ao Vestibular UNIVESP 2020.
Além disso, o campo “Dúvidas Frequentes” disponível nessa página poderá auxiliá-lo nas dúvidas recorrentes.
Caso ainda persista alguma dúvida, utilize o formulário “Fale Conosco” no final da página ou entre em contato por telefone: (11) 4788-1430.

Os eventuais erros de digitação cometidos na Ficha de Inscrição quanto ao nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento e endereço, deverão ser corrigidos por meio de formulário específico, disponibilizado neste site no período das 15:00 do dia 18/11/2019 até às 23:59 do dia 19/11/2019.
Não serão admitidas ao candidato alterações na Ficha de Inscrição quanto aos campos: Polos, “nº de inscrição do ENEM” e no Sistema de Pontuação Acrescida.

Caso o candidato deseje corrigir o Eixo escolhido ou então o Polo, por exemplo, será necessário acessar o campo “Inscrições Abertas” na página principal do site e realizar uma nova inscrição, corrigindo os dados necessários, durante o período de inscrições.
O candidato que tiver mais de uma inscrição paga e/ou deferida na solicitação de isenção/redução, terá somente a última inscrição validada, sendo as demais canceladas.

Os boletos gerados são registrados pelo banco, o que exige a validação de dados como CEP e UF. O erro “CEP do sacado incorreto” por exemplo, informado ao tentar gerar o boleto indica incompatibilidade entre o endereço e o CEP indicados. Para isso, sugerimos que verifique o CEP correto para o seu endereço no site dos Correios.
Será necessária a realização de uma nova inscrição a fim de corrigir o CEP do candidato e emitir o boleto corretamente. É possível realizar uma nova inscrição clicando aqui.

Artigo 2º - O Processo Seletivo Vestibular destina-se ao candidato:

I. Portador de histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
II. que estiver cursando o ensino médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Artigo 7º - Para se inscrever neste Processo Seletivo Vestibular, o candidato deverá observar os seguintes períodos e procedimentos:
§ 1º - As inscrições deverão ser efetuadas no período das 15 horas do dia 15/10/2019 até às 15 horas do dia 14/11/2019 (horário de Brasília), no site vestibular.univesp.br.

§ 2º - O preenchimento da Ficha de Inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato, dessa forma, para realizar a inscrição, o candidato deverá cumprir todas as etapas, conforme procedimentos a seguir:

I. Ler atentamente e na íntegra as instruções constantes nesta portaria e no Manual do Candidato, disponibilizada no site vestibular.univesp.br;

II. Fornecer os seus dados pessoais (O candidato que ainda não possui CPF deverá consultar o site receita.fazenda.gov.br, onde constam informações de como obtê-lo, para poder realizar a sua inscrição);

III. Indicar, caso queira, o número de inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016, 2017 ou 2018, para que seja considerado na nota da parte objetiva para ser integrada à nota final;

IV. Responder ao item referente de Sistema de Pontuação Acrescida (“PPI – Pretos, Pardos e Índios” se assim se autodeclarar e a “escolaridade pública” - se estudou integralmente o ensino médio em escola pública).

V. Indicar o Eixo e Polo de apoio presencial escolhido que pretende utilizar em 1ª opção e, se desejar, indicar da 2ª a 5ª opção de Polo;

VI. Indicar outra possibilidade de município para possiblidade de realização do exame do Processo Seletivo Vestibular.

VII. Conferir todos os dados fornecidos na Ficha de Inscrição e no questionário socioeconômico, ler atentamente o “requerimento de inscrição” e confirmar as informações.

VIII. Responder ao questionário socioeconômico.

IX. Imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa.

X. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data limite de encerramento das inscrições.

§ 3º - A taxa de inscrição será no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), deverá ser paga, exclusivamente no período de 15/10 até o dia 14/11/2019.

§ 4º - A inscrição somente será efetivada após o pagamento e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

§ 5º - O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

§ 6º - A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver abertura da turma por falta de demanda. Não haverá devolução da taxa de inscrição para o candidato que indicou e foi remanejado para as outras opções de polo (2ª a 5ª opção).

§ 7º - Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo Vestibular, não havendo, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição.

§ 8º - Não serão aceitos, em hipótese alguma, recolhimentos da taxa de inscrição efetuados pelas seguintes opções: agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; TED; ordem de pagamento, depósito comum em conta.

Artigo 10 - O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar o Exame, deverá informar na Ficha de Inscrição e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na área do candidato, impreterivelmente até as 15 horas do dia 14/11/2019 e o Anexo VIII - Requerimento de Prova Especial ou de Condições Especiais, quando for o caso, por meio digital (upload), atentando para o que segue:

• Os documentos selecionados para envio devem estar na extensão PDF, JPEG ou PNG com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo.

• Caso o candidato não consiga anexar e enviar as imagens em uma única vez, poderá fracionar os arquivos e enviar as imagens por partes, dentro do prazo estipulado, gerando um número de protocolo para cada envio.

• Para os documentos que tenham informações frente e verso, o candidato deverá anexar as duas imagens para análise.

• As imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a análise da documentação com clareza.

• É de inteira responsabilidade do candidato verificar se as imagens carregadas na tela de protocolos estão corretas.

• Não serão considerados e analisados os documentos que não pertencem ao candidato.

§ 1º - Aplica-se a necessidade de condições educacionais especiais para candidatos de unidades prisionais e para candidatas lactantes.

Artigo 8º - Será concedida redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, para candidatos que preencham, CUMULATIVAMENTE, os seguintes requisitos:

I. Estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º Semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação;

II. Recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou estejam desempregados.

§ 1º - O candidato que desejar solicitar o referido direito deverá acessar, no período das 15 horas de 15/10/2019 às 15 horas de 18/10/2019, o link próprio do Processo Seletivo Vestibular, no endereço eletrônico vestibular.univesp.br. No formulário de inscrição optar pela opção “Redução de Taxa” ao responder à pergunta sobre a opção de pagamento da taxa de inscrição e preencher com os dados ali solicitados.

§ 2º - Após os procedimentos de inscrição, ao invés da impressão do boleto para pagamento, o candidato que pretende obter redução de taxa deverá, até às 15 horas de 18/10/2019, acessar novamente a Área do Candidato, selecionar o link “Envio de Documentos” e realizar o envio dos documentos que comprovem o atendimento ao disposto nos incisos deste artigo, por meio digital (upload), atentando para o que segue:

• Os documentos selecionados para envio devem estar na extensão PDF, JPEG ou PNG com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo.

• Caso o candidato não consiga anexar e enviar as imagens em uma única vez, poderá fracionar os arquivos e enviar as imagens por partes, dentro do prazo estipulado, gerando um número de protocolo para cada envio.

• Para os documentos que tenham informações frente e verso, o candidato deverá anexar as duas imagens para análise.

• As imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a análise da documentação com clareza.

• É de inteira responsabilidade do candidato verificar se as imagens carregadas na tela de protocolos estão corretas.

• Não serão considerados e analisados os documentos que não pertencem ao candidato.

• Não serão avaliados os documentos ilegíveis e/ou com rasuras ou proveniente de arquivo corrompido.

• Não serão considerados os documentos enviados pelos correios, por e-mail ou por quaisquer outras formas não especificadas.

§ 3º - Para comprovação do disposto no Inciso I do presente artigo, o candidato deverá apresentar certidão ou declaração expedida pela Instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com o carimbo do responsável pela Instituição, comprovando ser estudante regularmente matriculado no ensino médio ou equivalente, no 3º Semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação.

§ 4º - Para comprovação de rendimento, o candidato deverá estar em uma das seguintes situações:

I. Empregado: xerocópia de contracheque de algum mês do ano de 2019.

II. Aposentado e pensionista: xerocópia do comprovante mensal de recebimento de aposentadoria ou pensão de algum mês do ano de 2019.

a) Caso o pensionista esteja empregado, este deverá apresentar xerocópia do contracheque de algum mês do ano de 2019, juntamente com o comprovante mensal de recebimento de pensão.

b) Se o pensionista estiver desempregado, deverá apresentar também a declaração de desempregado, juntamente com o comprovante mensal de recebimento de pensão.

III. Desempregado: folhas de rosto da carteira profissional (folha onde consta a foto e a folha onde consta a qualificação civil); folha da carteira profissional onde está registrado o último contrato de trabalho com a devida baixa/saída/dispensa ou declaração de desempregado.

IV. Trabalhador autônomo ou informal ou eventual: declaração especificando a renda mensal, com assinatura de duas testemunhas, com RG e endereço.

§ 5º - A Banca organizadora analisará a documentação enviada e divulgará o resultado da redução até o dia 30/10/2019 no site vestibular.univesp.br.

§ 6º - Os candidatos que obtiverem redução parcial da taxa deverão acessar a área do candidato, no site vestibular.univesp.br e imprimir a 2ª via do boleto bancário com a taxa de reduzida e efetuar o pagamento até o dia 14/11/2019.

§ 7º - No caso de indeferimento da solicitação de redução, o candidato poderá interpor recurso no site vestibular.univesp.br, de 30/10 e 01/11/2019, sendo o resultado dos recursos divulgado no mesmo endereço eletrônico na data prevista de 05/11/2019.

§ 8º - Após análise recursal, no caso de indeferimento da solicitação de redução, os candidatos deverão acessar a área do candidato, no site vestibular.univesp.br e imprimir a 2ª via do boleto bancário e efetuar o pagamento, no valor integral de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), até o dia 14/11/2019.

Artigo 9º Será concedido isenção do pagamento da taxa de inscrição nos casos previstos nos Decretos Federal nº 6.593 e 6.135, de 02 de outubro de 2008 e 26 de junho de 2007 respectivamente;

§ 1º - O benefício da isenção será concedido aos candidatos cadastrados no CadÚnico gerido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais e considerados de família de baixa de renda, segundo o disposto no artigo 4º do decreto federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, ou seja:

I. Com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos;

II. Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família e renda familiar per capita à divisão da renda familiar pelo total de pessoas da família;

III. A comprovação se dará pelo CadÚnico gerido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais.

IV. Contra a decisão proferida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais, por meio de consulta ao CadÚnico, não caberá recurso administrativo junto à Banca organizadora e à Univesp.

§ 2º - O candidato que desejar solicitar o referido direito deverá acessar, no período das 15h do dia 15/10 até as 15h do dia 18/10/2019, o link próprio do Processo Seletivo Vestibular, no endereço eletrônico vestibular.univesp.br, no formulário de inscrição escolher a opção “Isenção” ao responder à pergunta sobre a opção de pagamento da taxa de inscrição e indicar o Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico.

§ 3º - As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas.

§ 4 º - A partir de 30/10/2019 o candidato deverá verificar no endereço eletrônico vestibular.univesp.br o resultado da análise dos requerimentos de isenção do pagamento da inscrição, observados os motivos de indeferimento.

§ 5º - O candidato que tiver seu requerimento de isenção de pagamento do valor da inscrição deferido estará automaticamente inscrito.

§ 6º - Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção do valor de inscrição indeferidos e que queiram participar do processo deverão acessar a área do candidato, no site vestibular.univesp.br, imprimir a 2ª via do boleto bancário e efetuar o pagamento, no valor integral de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), até o dia 14/11/2019. Artigo 10 - O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar o Exame, deverá informar na Ficha de Inscrição e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na área do candidato, impreterivelmente até as 15 horas do dia 14/11/2019 e o Anexo VIII - Requerimento de Prova Especial ou de Condições Especiais, quando for o caso, por meio digital (upload), atentando para o que segue:

• Os documentos selecionados para envio devem estar na extensão PDF, JPEG ou PNG com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo.

• Caso o candidato não consiga anexar e enviar as imagens em uma única vez, poderá fracionar os arquivos e enviar as imagens por partes, dentro do prazo estipulado, gerando um número de protocolo para cada envio.

• Para os documentos que tenham informações frente e verso, o candidato deverá anexar as duas imagens para análise.

• As imagens dos documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a análise da documentação com clareza.

• É de inteira responsabilidade do candidato verificar se as imagens carregadas na tela de protocolos estão corretas.

• Não serão considerados e analisados os documentos que não pertencem ao candidato. Inscrições - Informações Importantes

§ 9º - Para obtenção de 2ª via do boleto bancário, o candidato deverá acessar o site vestibular.univesp.br, na Área do Candidato, no link “2ª via do boleto bancário” e imprimir o referido boleto, o qual estará disponível até as 20 horas da data limite do encerramento das inscrições, ou seja, até as 20 horas do dia 14/11/2019

Artigo 5º - No ato da inscrição, o candidato escolherá um eixo (Licenciaturas ou Computação) e até cinco Polos de apoio presencial de sua preferência (Anexo I deste Edital), em ordem de prioridade (1ª opção, 2ª opção, 3ª opção, 4ª opção e 5ª opção).

§ 1º - A primeira chamada de candidatos será realizada por polo de apoio presencial em 1ª opção e em ordem de classificação.

§ 2º - A partir da segunda chamada, se houver, o ordenamento de convocação de matrícula será em ordem decrescente da classificação geral, seguida pela escolha de polo.

§ 3º - Caso o Polo indicado em 1ª opção não seja implantado, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada, para a 2ª opção e assim sucessivamente, caso necessário, desde que tenha indicado.

§ 4º - A lista de classificação e as chamadas serão divulgadas no site vestibular.univesp.br, a partir do dia 20/01/2020, da qual constará o nome de todos os candidatos inscritos e as suas classificações.



Prova

Artigo 13

§ 5º - Enquanto o candidato estiver realizando o Exame, SERÁ TERMINANTEMENTE PROIBIDO utilizar régua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, calculadora, computador, notebook, tablets e similares, telefone celular (manter totalmente desligado, inclusive sem a possibilidade de emissão de alarme sonoro ou ruído de vibração, nas dependências do prédio onde o Exame será realizado), radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar, chapéu, boné, lenço, gorro, óculos escuros, máscara, corretivo ou quaisquer outros materiais (papéis) estranhos ao exame. Quem trouxer quaisquer desses objetos, deverá, obrigatoriamente, mantê-los no chão ao lado da carteira, devidamente lacrados em embalagem plástica fornecida pelo fiscal de sala.

§ 6º - É PROIBIDO o ingresso de candidato na sala de prova portando arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.

§ 7º - Durante todo o período de realização do Exame, É PROIBIDA a permanência de pessoas estranhas e/ou acompanhantes de candidatos dentro do prédio e nos pátios, exceto para a candidata lactante previamente avisado.

Artigo 11 - O Exame referente a este Processo Seletivo Vestibular será realizado em uma única data, dia 01/12/2019, às 13 horas, e terá duração de 5 (cinco) horas.

§ 1º - Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo 2 (duas) horas dentro da sala do Exame, não sendo permitido levar o caderno de questões.

§ 2º - O portão da escola será aberto às 12 horas e fechado às 13 horas, impreterivelmente. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de 1 (uma) hora antes do fechamento dos portões, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.

Artigo 12 – Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá a partir do dia 26/11/2019 acessar o site: vestibular.univesp.br na Área do Candidato. § 1º - A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.

§ 2º - Não haverá envio da convocação pelos Correios, por e-mail ou por quaisquer outros meios.

§ 3º - O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado na convocação.

Artigo 13 - Para realizar o exame, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto e borracha, bem como apresentar o original impresso de um dos seguintes documentos de identidade, dentro da validade quando couber:

I. Documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas e pela Polícia Militar.

II. Cédula de identidade de estrangeiros (RNE).

III. Carteira nacional de habilitação (CNH).

IV. Documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros).

V. Carteira de trabalho e previdência social (CTPS).

VI. Passaporte brasileiro.

§ 1º - O documento de identidade que o candidato apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados.

§ 2º - NÃO SERÃO ACEITOS, em hipótese alguma, como “documentos de identidade” os documentos indicados na sequência, por serem destinados a outros fins: carteira ou caderneta escolar (RG escolar - UMES - UBES), certidão de nascimento e/ou de casamento, título de eleitor, Certificado de Reservista com ou sem foto, crachás e identidade funcional de instituição pública ou privada.

§ 3º - NÃO SERÃO ACEITOS, ainda protocolos e/ou cópias, autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade ou quaisquer outros documentos não citados, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada. SOMENTE SERÁ ACEITA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL.

Artigo 13 - Para realizar o exame, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto e borracha, bem como apresentar o original impresso de um dos seguintes documentos de identidade, dentro da validade quando couber:

§ 4º - Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá levar e apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documentos, com data de no máximo 6 (seis) meses antes do dia do Exame, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 recente. Tanto a cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou da Declaração/ Certidão de Extravio de Documentos, quanto a foto 3x4 recente, serão retidas pelo Coordenador de Prédio após a identificação datiloscópica do candidato. Nesse caso, o candidato que não apresentar, no momento do Exame, o original e uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documentos e a foto 3X4 recente, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR O EXAME. Não serão aceitos para fins de identificação Protocolo de Boletim de Ocorrência Policial.

Artigo 15 - O Exame referente ao presente Processo Seletivo Vestibular será constituído de duas partes a saber:

I. Uma redação;

II. Uma prova com 56 (cinquenta e seis) questões, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), sendo:

a) Matemática - 7 (sete) questões;

b) Português e Literatura Brasileira – 7 (sete) questões;

c) Inglês – 7 (sete) questões:

d) História - 7 (sete) questões;

e) Geografia - 7 (sete) questões;

f) Química – 7 (sete) questões;

g) Biologia - 7 (sete) questões e;

h) Física - 7 (sete) questões.

Artigo 15

Parágrafo único - O programa das disciplinas é apresentado no Anexo III desta Portaria.

Artigo 17 - O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 23h59min do dia 01/12/2019, no site vestibular.univesp.br.



Classificação

Artigo 20 - O presente Processo Seletivo Vestibular oferece Sistema de Pontuação Acrescida, bonificações, implicando em acréscimo de pontos a nota final obtida no exame seletivo, conforme percentuais calculados na forma do anexo VI, ao candidato que:

I. se autodeclarar, preto, pardo ou índio (PPI) - 3%;

II. cursou todo o Ensino Médio em Escola Pública no Brasil - 10%;

III. atender cumulativamente os incisos I e II - 13%.

§ 1º - Compreendem-se como PPI, os pretos, pardos e índios, assim definidos, quando necessário, por auto declaração conforme Anexo VI.

§ 2º - Candidatos a esse Processo Seletivo Vestibular, que não se enquadrem nos Incisos I a III acima e os que não declararem essa condição na inscrição, não terão direito ao bônus.

Artigo 14 - Será desclassificado do presente Processo Seletivo Vestibular o candidato que:

I. Não comparecer no dia do Exame.

II. Chegar após o horário de fechamento dos portões, às 13 horas.

III. Não apresentar um dos documentos de identificação originais exigidos.

IV. Sair da sala sem autorização ou desacompanhado do Fiscal, com ou sem o caderno de questões e/ou as folhas de respostas e de redação.

V. Retirar-se da sala de provas com a folha de respostas e/ou o caderno de questões e/ou a folha de Redação.

VI. Retirar-se do prédio em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início do exame, independente do motivo exposto.

VII. Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.

VIII. Utilizar-se de qualquer tipo de equipamento eletrônico, de comunicação e/ou de livros, notas, impressos e apontamentos durante a realização do exame.

IX. For surpreendido se comunicando ou tentando se comunicar com outro candidato durante o exame e/ou realizar ou tentar realizar qualquer espécie de consulta durante o período das provas.

X. Retirar-se do prédio durante a realização do exame, independente do motivo exposto.

XI. Realizar o exame fora do local determinado.

XII. Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame.

XIII. Não atender as orientações da equipe de aplicação durante a realização do exame.

XIV. Assinar e/ou se identificar na Folha de Redação.

XV. Obtiver zero (0) no conjunto de questões de Português – Prova objetiva.

XVI. Obtiver zero (0) no conjunto de questões de Matemática – Prova objetiva.

XVII. Obtiver zero (0) na Redação.

§ 1º - Detectada a tentativa ou fraude, por meio de vigilância eletrônica ou pelos Fiscais, o candidato estará automaticamente desclassificado e sujeito a processo civil/criminal.

§ 2º - Não serão divulgadas, em hipótese alguma, as notas dos candidatos desclassificados.

Artigo 16 - A nota final do candidato será calculada conforme indicado no Anexo IV desta Portaria.

§ 1º Na hipótese de anulação de alguma questão-teste, será atribuído ponto a todos os candidatos que realizarem a prova.

§ 2º No caso de as notas finais serem iguais, o desempate ocorrerá, prevalecendo a maior nota na seguinte ordem de desempate, conforme segue:

a) Conjunto de questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

b) Conjunto de questões de Matemática.

c) Conjunto de questões de Física.

d) Conjunto de questões de Biologia.

e) Conjunto de questões de Química.

f) Conjunto de questões de História.

g) Conjunto de questões de Geografia.

h) Conjunto de questões de Inglês.

i) Prova de Redação.

j) Candidato de maior idade.

k) Sorteio.



Matrícula

Artigo 18 - A convocação para matrícula dos candidatos classificados neste Processo Seletivo Vestibular será realizada por meio de lista elaborada com base na classificação obtida pelos candidatos, por ordem decrescente de notas finais, até o limite de vagas oferecidas para cada Polo, e por ordem decrescente de classificação geral para convocações a partir da 2º chamada, se houver.

§ 1º - A 1ª lista de convocados será elaborada a partir de classificação por ordem decrescentes de notas finais e polo indicado em 1ª opção, para matrícula será divulgada no site vestibular.univesp.br, no dia 20/01/2020 às 10 horas, e a matrícula presencial será realizada EXCLUSIVAMENTE no período de 27 a 29/01/2020.

§ 2º - A 2ª lista, se houver, para matrícula das eventuais vagas disponíveis em cada polo, será em ordem decrescente da classificação geral, seguida pela escolha de polo e será divulgada no site vestibular.univesp.br, no dia 31/01/2020 as 10 horas e a respectiva matrícula presencial deverá ser realizada EXCLUSIVAMENTE nos dias 03 e 04/02/2020.

§ 3º - A 3ª lista, se houver, para matrícula das eventuais vagas disponíveis em cada polo, será em ordem decrescente da classificação geral, seguida pela escolha de polo e será divulgada no site vestibular.univesp.br, no dia 07/02/2020 as 10 horas e a respectiva matrícula presencial deverá ser realizada EXCLUSIVAMENTE nos dias 12/08 e 10 e 12/02/2020.

§ 3º - As matrículas serão realizadas nas datas informadas nos §§ anteriores, exceto quando ocorrer feriado municipal onde o Polo está sediado. Nesse caso, as matrículas serão realizadas no próximo dia útil após o feriado.

§ 4º - Não serão fornecidas informações a respeito das listas de convocados por telefone, por carta, por e-mail ou por fax.

§ 5º - Os resultados deste Processo Seletivo Vestibular serão válidos apenas para o semestre letivo a que se refere, não sendo necessária a guarda da documentação dos candidatos e da documentação relativa à aplicação do exame por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias.

§ 6º - Caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas pelos candidatos convocados na 1ª e até a 3ª lista, outras serão afixadas, convocando os classificados, em ordem decrescente da classificação geral, seguida pela escolha de polo, EXCLUSIVAMENTE no site vestibular.univesp.br.

§ 7º - É de inteira responsabilidade do candidato a verificação das listas de classificação e de convocação para matrícula, nas datas estipuladas.

§ 8º - A partir de 20/01/2020, junto com o resultado e a convocação da 1ª lista de matrícula, será disponibilizado no site vestibular.univesp.br o desempenho dos candidatos inscritos neste Processo Seletivo Vestibular, sendo divulgada a nota de classificação geral, bem como as notas obtidas na prova, por disciplina e a nota da redação.

§ 9º - A Univesp, poderá convocar candidatos, mesmo quando não indicado a opção de polo, respeitando a sua classificação, para matrícula em polo que não tenha matriculado todas as suas vagas, respeitando a ordem de classificação.

§ 10 - A Univesp poderá remanejar vagas de Polo de apoio presencial que não preencher todas as suas vagas, esgotados todos os candidatos aptos em 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª opções, para Polo de apoio presencial que disponha de espaço para abrigar os novos matriculados.

§ 11 - Na hipótese de existir mais de um Polo com candidatos excedentes e Polos com possibilidades com condições de abrigar os novos alunos, o remanejamento de vagas obedecerá a ordem decrescente de candidatos aptos existente.

Artigo 19 - A matrícula dos candidatos convocados será realizada presencialmente no Polo para o qual foi convocado e dependerá da apresentação de uma Foto 3X4 recente, acompanhada por uma cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais dos seguintes documentos:

I. certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;

II. certidão de nascimento ou casamento;

III. carteira de identidade;

IV. cadastro de pessoa física (CPF);

V. título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, para brasileiros maiores de 18 (dezoito) anos;

VI. certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 (dezoito) anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade. VII. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá apresentar histórico escolar OU declaração escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas no território nacional brasileiro;

VIII. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.

§ 1º - O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois o Polo não realizará, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

§ 2º - É de inteira responsabilidade do candidato convocado para matrícula o comparecimento ao Polo em que vai estudar, no dia estabelecido para sua matrícula no horário das 13 às 21 horas e levando todos os documentos necessários pela mesma e levando todos os documentos necessários.

§ 3º - Se impossibilitado de comparecer para realizar a matrícula, o candidato poderá indicar um representante portando uma procuração, sem necessidade de reconhecimento em cartório (ANEXO V) juntamente com os documentos exigidos do processo e a apresentação da cédula de identidade do procurador, contudo, a Univesp não se responsabilizará por eventuais erros cometidos no preenchimento do requerimento de matrícula.

§ 4º - Não serão aceitos históricos, certificados e/ou diplomas de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (COREN, CREA etc.) para comprovação da conclusão do ensino médio.

§ 5º - O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao ensino médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação.

§ 6º - Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

§ 7º - O menor de 18 anos deverá apresentar o documento mencionado no inciso VI deste artigo, tão logo esteja de posse do título de eleitor.

§ 8º - Não serão aceitos, em hipótese alguma, documentos por via postal, por e-mail, via fax ou fora do prazo.

§ 9º – Para a efetivação da matrícula o candidato estrangeiro precisará portar visto de estudante ou outro visto que permita o estudo, devidamente registrado na Polícia Federal, de acordo com o artigo 48 do Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815, de 19-08-1980, com as alterações da Lei 6.964, de 09-12-1981: “(...) a matrícula em estabelecimento de ensino de qualquer grau, só se efetivará se o mesmo estiver devidamente registrado (...)”.

§ 10 - Quando, por motivo não imputável ao solicitante, não for possível obter diretamente do órgão ou entidade responsável documento comprobatório de regularidade, os fatos poderão ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.

§ 11 - Não serão aceitos documentos de responsáveis para substituir os documentos dos candidatos como, por exemplo, CPF do pai ou mãe.

§ 12 - Conforme Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, é proibido a matrícula em cursos de graduação de mais de uma vaga simultaneamente em instituições Públicas de Ensino.

§ 13 - O candidato deverá dar ciência das regras da Univesp, em termo a ser assinado no ato da matrícula.



Informações sobre os cursos

§ 4º - O curso a distância - EaD terá encontros presenciais, entre a 8ª e 10ª semana (avaliações do primeiro bimestre), entre a 18ª e 21ª semana (avaliações do segundo bimestre e exame se necessário), e sempre que necessário, em atividades avaliativas em grupo, os encontros serão realizados no polo de apoio presencial em que o aluno estiver matriculado ou em outro polo próximo (considerando um raio de até 50 km de distância), os dias e horários previstos para a realização das atividades presenciais, acontecerão preferencialmente às quartas-feiras para o eixo de licenciatura e quintas-feiras para o eixo de computação no período noturno e serão disponibilizados com a devida antecedência, estando sujeitos a alterações conforme as necessidades de infraestrutura, região e/ou instituição ou por necessidades acadêmicas.

Artigo 19

VIII. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.

Artigo 4º

§ 2º - Serão ofertadas duas possibilitadas de áreas de entradas:

I – Eixo de Licenciatura terá entrada única e um núcleo básico para integralização, a partir desse núcleo haverá escolha entre Licenciatura em Letras (4 anos), Licenciatura em Matemática (4 anos) e Licenciatura em Pedagogia (4 anos), ressalvando o mínimo de 500 (quinhentos) alunos matriculados em cada habilitação para abertura de turmas.

II – Eixo de Computação terá entrada única e um núcleo básico para integralização, a partir desse núcleo haverá escolha entre Bacharel em Tecnologia da Informação (3 anos); Bacharel em Ciências de Dados (4 anos) e Bacharel em Engenharia da Computação (5 anos), ressalvando o mínimo de 500 (quinhentos) alunos matriculados em cada habilitação para abertura de turmas.

Artigo 7º

§ 21 – Não poderão participar do Processo Seletivo para ingresso, orientadores de polo presencial da Univesp, Tutores, bolsistas, supervisores, professores, coordenadores, colaboradores e prestadores de serviço que tenham vínculo com a Univesp.



Atendimento ao candidato
Telefone de contato: (11) 4788-1430

Tem mais alguma dúvida? Envie um e-mail